quarta-feira, 27 de junho de 2012

8 passos para secar a barriga


Não, não vamos falar de dietas milagrosas, mas de truques simples revelados por especialistas em nutrição. Claro que nem por isso você vai deixar de lado os exercícios e a alimentação balanceada - a dupla que combate a gordura pra valer.


1. BOTE OS DENTES PARA TRABALHAR 
Mastigar bem faz toda a diferença nesse processo de enxugar a barriga. "Quanto mais você fracionar o alimento, mais fácil fica a digestão, o que evita aquele efeito estufa no abdômen", garante Marcella Amar, da clínica Essentiale, no Rio de Janeiro. "Se não mastigamos, há uma sobrecarga no estômago e um aporte maior de fluxo sanguíneo, o que distende essa região", completa a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, de São Paulo.

2. COMA MENOS E MAIS VEZES 
Excesso de comida faz volume no estômago. Por isso, diminua o tamanho das refeições principais e faça pequenos lanches entre elas. "Procure também se alimentar sem pressa e em ambiente calmo. Quem come num piscar de olhos tende a engolir mais ar, o que também aumenta a barriga", afirma a nutróloga ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro.

3. PREFIRA OS ALIMENTOS DE FÁCIL DIGESTÃO 
Alguns itens, como as frutas, os grãos integrais e as verduras, passam mais rapidamente pelo intestino e azeitam seu funcionamento. Já os de absorção lenta favorecem a fermentação, responsável pelo aspecto de barriga inchada. "Logo, evite comidas gordurosas, como queijos, carne vermelha, grão-de-bico, repolho, couve-flor e doces", recomenda a nutricionista Marcella.

4. CAPRICHE NAS FIBRAS, MAS SEM EXAGERO
 
Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdômen estufado. E estão presentes nas frutas, nas hortaliças e nos produtos integrais, como granola, aveia e linhaça. Mas exagerar na dose pode ter o efeito contrário, provocando cólicas e inchaço. "Para facilitar a eliminação do excesso, é importante beber bastante líquido durante o dia", sugere Vanderli Marchiori.

5. TROQUE OS REFINADOS POR INTEGRAIS
Deixe de lado o pão, o arroz, a farinha e a massa convencional e opte pelas versões integrais. De novo, além de terem mais fibras e ajudarem o intestino a funcionar melhor, esses alimentos baixam o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura.

6. MANEIRE NO SALGADO
Evite alimentos muito condimentados e/ou salgados. Excesso de sódio provoca retenção hídrica, responsável pelo aspecto de inchaço no corpo -- inclusive na barriga, claro. "Os condimentos irritam o intestino e aumentam a formação de gases", explica Tamara Mazaracki. Portanto, olho vivo nos vilões: azeitonas, anchovas, salgadinhos em geral, picles, carne seca, defumados e embutidos (salame, presunto, bacon), queijos salgados e muito temperados (gorgonzola, parmesão, roquefort), catchup e molhos prontos para saladas.

7. BEBA ÁGUA, MUITA ÁGUA
 
Pelo menos dois litros ao longo do dia, mas não durante as refeições, o que dificulta a digestão e favorece a fermentação - e o aumento do volume abdominal. Os líquidos, como água, chás e sucos, além de ajudarem a regular o intestino, permitem também a eliminação do sal. Quanto mais se bebe, mais diluído fica o sódio e mais facilmente ele vai embora com a urina. Mas bebidas gasosas ficam fora dessa, pois dilatam a barriga. "Alimentos ricos em potássio (caso das frutas e dos legumes) são outros que contribuem nessa tarefa de expulsar o sal que ficou sobrando", completa Tamara

8. DÊ UMA CHANCE PARA A GORDURA DO BEM 
Já está provado que alguns tipos, como a mono e a poliinsaturada -- em doses moderadas, bem entendido --, agem contra os pneuzinhos, principalmente no abdômen. Além disso, elas são capazes de baixar o índice glicêmico da refeição, o que reduz a produção de insulina -- ela de novo! Por isso, abra espaço no seu cardápio para o azeite de oliva, o abacate e as frutas oleaginosas, como a castanha-do-pará e a amêndoa.



Siga os passos e aproveite para melhorar sua saúde, não só sua barriguinha!!! E não esqueça que é muito importante, antes de iniciar qualquer dieta louca, consultar um profissional da área e qualificado, assim você não corre riscos com sua saúde!!!!

Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
9381-4580


terça-feira, 26 de junho de 2012

Sensação nos anos 90, patinação é aliada para entrar em forma


Exercício trabalha principalmente as pernas e o bumbum, mas braços e abdômen também são acionados



Febre nos anos 1990, a patinação está sendo redescoberta por quem prefere se exercitar ao ar livre e com uma dose alta de desafio. E não são só os jovens que procuram a modalidade — é cada vez mais comum ver a terceira idade se aventurando nos patins.
— Desde que o idoso tenha boa saúde, musculatura adequada e experiência com esse tipo de esporte, o risco é o mesmo daquele enfrentado por um adulto. Ressalte-se que, havendo qualquer acidente, as consequências e o tempo de recuperação podem ser maiores devido à fragilidade dos tendões — afirma o geriatra Renato Maia. Para quem faz uso de medicamentos controlados, é bom prestar atenção aos que têm alguma influência no equilíbrio e nos reflexos, como tranquilizantes e anti-hipertensivos.
A prática é puxada: trabalha bastante as pernas e o bumbum, mas sem deixar de lado os braços, que são acionados para manter o equilíbrio, além da região abdominal, que fica sempre contraída. Em uma hora, é possível queimar cerca de 600 calorias.
— Além dos benefícios musculares, a patinação traz condicionamento físico, melhora a área cardiorrespiratória, a coordenação e o equilíbrio — explica a professora Fátima Figueirêdo.
Equipamentos são essenciais
Para os iniciantes, a dica é respeitar os próprios limites, sem abusar da velocidade e, claro, entender que cair é natural.
Mesmo com os equipamentos de segurança, cair de mau jeito pode resultar em fraturas e lesões.
E não esqueça do capacete!!!

Benefícios
:: Auxilia no controle do peso.
:: Fortalece ossos, músculos, tendões e ligamentos.
:: Desenvolve flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência.
:: Aumenta a resistência muscular, modela a musculatura dos membros inferiores, especialmente coxas e glúteos.
:: Quando o tronco é levemente projetado para frente, trabalha costas e abdômen.
:: Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e também melhora o condicionamento respiratório.

Então coloque as proteções e divirta-se com esta prática!
Quer saber onde fazer aulas? O site da Federação Gaúcha de Patinação tem uma lista de escolas e clubes que ministram aulas.

Bom dia!!!


Comece o dia de bem com a vida e com seu corpo
Acredite, reservar alguns minutos da manhã, para alongar o corpo, faz toda a diferença. Além de aliviar as tensões musculares, o exercício acorda a mente, facilitando o raciocínio. E então, vamos começar bem o dia??
Ao despertar, mesmo com pressa, não abra mão de uma boa espreguiçada. Se acordar com dores muito intensas capriche mais no alongamento.
Quando esticamos os membros, estimulamos o relaxamento da musculatura, que se prepara para voltar ao seu estado normal e para responder à amplitude dos movimentos comuns do dia-a-dia.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Qual o tratamento mais indicado para sua Celulite?



Para acabar com a celulite, que é um dos maiores pesadelos das mulheres, você precisa descobrir o seu tipo primeiro, para só depois escolher o tratamento mais indicado e eficaz. Trago alguns dos tratamentos mais modernos para combater a celulite e você pode ler tudo aqui! 


Tratamentos para celulite com gordura localizada


Quando as células de gordura aumentam de volume, elas se amontoam. Logo, a ondulação na pele fica mais evidente nas áreas com maior foco de gordurinhas, como o culote e a pochete na barriga. Nos casos mais graves, o aspecto é de um acolchoado. Aposte em:

Injeções antigordura: após o lipostabil: a substância que foi uma sensação há alguns anos, ser proibido, um novo ativo está sendo usado para romper as células de gordura. O desoxicolato de sódio foi escolhido depois de ser aplicado, com sucesso, para tratar pacientes com aids que apresentavam uma alteração na distribuição da gordura pelo corpo (uma reação aos medicamentos). “O estudo mostrou bons resultados sem impactar os níveis de gordura no sangue dos voluntários”, fala Márcio Serra, dermatologista do Rio de Janeiro. A mesma pesquisa demonstra que o procedimento pode funcionar para pequenos focos aplicado na gordurinha localizada, mas nunca para quem está acima do peso. Tem mais: está provado que as injeções antigordura dão resultados melhores na região do abdômen do que nos quadris.


Ultra-som focal: Ultrashape e Ultracontour são os dois equipamentos que oferecem a tecnologia de ultra-som focado, ou seja, que atinge um ponto específico. Eles prometem detonar a gordurinha localizada sem dor, o que rendeu à técnica o apelido de lipo sem cortes. Na verdade, o procedimento ainda é polêmico. Alguns dermatologistas acreditam, sim, que as ondas são capazes de chegar à camada em que se localizam as células de gordura para rompê-las e, assim, dar um contorno corporal mais bonito. Outros deve se essa gordura liberada seria realmente eliminada pelas fezes e urina e, pior, se não causaria prejuízo à saúde, aumentando os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Mas todos os especialistas são unânimes em relação ao perfil da candidata: a mulher não deve estar acima do peso. Outra desvantagem: o preço pode ultrapassar os mil reais por sessão (são três ao todo) por área tratada Assim como nós, mulheres, a celulite também é complexa. Por isso, aposte em tratamentos que combinem mais de uma técnica. O objetivo? Atacar o problema em diversas frentes.





Manthus: Combinação de ultra-som e corrente esterodinâmica de média freqüência, promove a quebra das moléculas de gordura e transforma a adiposidade de cada área em partículas bem finas, que são drenadas pelos vasos linfáticos e eliminadas através da urina e suor. Promove a diminuição de medidas e a eliminação de toxinas.  indicado para Gordura Localizada, celulite e pós operatórios de cirurgias plásticas.  No mínimo 10 sessões de aproximadamente 30 minutos 





Tratamentos para celulite com flacidez

O relevo do bumbum e das pernas pode ficar mais irregular se eles estiverem flácidos. Por causa da gravidade, a região sem tonicidade ganha um aspecto drapeado quando ficamos em pé. Você tem certeza de que se trata de falta de firmeza quando puxa a pele do quadril para cima e os furinhos desaparecem. Aposte em:

Velashape: é o atual queridinho dos dermatologistas, pois une no mesmo equipamento três tecnologias: radiofreqüência, raios infravermelhos e manipulação mecânica. As duas primeiras agem na flacidez (uma de forma mais profunda e a outra superficialmente). A massagem é feita por rolos de sucção que melhoram a circulação, diminuindo o inchaço. Estudo apresentado pelo dermatologista espanhol Iñigo de Felipe comparou três grupos de mulheres: um fez apenas o tratamento estético com esse aparelho, o segundo seguiu uma dieta e praticou exercícios e o terceiro combinou cardápio equilibrado, atividade física e tratamento estético. O último grupo mostrou a melhor porcentagem de perda de peso, além de maior satisfação com o resultado. Isso quer dizer que o efeito do tratamento estético é potencializado quando a paciente segue um estilo de vida saudável.




Radiofreqüência: existem dois aparelhos com essa tecnologia, o Reaction e o Accent. Ambos agem de maneira similar, pois são capazes de tensionar as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme. “Funciona muito bem para levantar o bumbum”, acredita Guilherme de Almeida, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Além disso, quando a pele está menos flácida, ela forma uma barreira que consegue conter melhor as ondulações formadas pelo depósito de gordura. 


Carboxiterapia: ela está na maioria das clínicas com o apelo de romper as células de gordura que agravam o aspecto da celulite. “Falta unanimidade científica sobre esse efeito. Entretanto, há evidências de que a carboxiterapia age sobre a síntese de colágeno, deixando a pele mais firme”, diz Fabiana França Wanick, dermatologista do Rio de Janeiro. Esse benefício, por si só, justifica o tratamento da celulite associada à flacidez. O gás carbônico que é injetado sob a pele através de uma agulha estimula a formação de colágeno. Ele, por sua vez, aumenta a firmeza da camada superficial da pele.



Tratamentos para celulite com dor e inchaço


Com o da de casca de laranja (grau mais leve) ou queijo cottage (moderado), o quadro vem acompanhado por dor e sensação de peso nas pernas. A retenção líquida pode piorar na TPM por causa da ação dos hormônios, comprimindo ainda mais os vasos e piorando a aparência da pele. Aposte em:



Carboxiterapia: “Apesar de não existir a comprovação científica de que o gás carbônico injetado dentro da pele rompe as células de gordura, é fato que as pacientes sentem uma melhora com o tratamento”, diz Fabiana França Warnick. Provavelmente porque o método melhora a oxigenação dos tecidos e, por tabela, a circulação sanguínea. Isso ajuda a nutrir melhor as células e faz uma espécie de drenagem linfática, diminuindo o inchaço e, por conseqüência, a celulite associada à retenção líquida.



Endermologia: com equipamentos de diversos nomes (Dhermia, Dermosux, Silhouette), a técnica tem um fundamento único: o cabeçote da máquina faz movimentos de sucção e rolamento da pele. Essa massagem aumenta o fluxo sanguíneo e, assim, ajuda o organismo a liberar melhor as toxinas pelo sistema linfático. Alguns dermatologistas, entretanto, alertam para o risco de o vácuo aumentar a flacidez da pele, quando mau utilizado. 


Tratamento para celulite com depressões profundas


As pernas apresentam poucas lesões (de uma a quatro em média) com bastante profundidade. Esse tipo de furinho costuma deformar o relevo da pele, tracionando-a para baixo, como se fosse uma cicatriz. Aposte em: 


Subcisão: com uma agulha-bisturi, o médico corta as traves subcutâneas, que puxam a pele para baixo e formam aquela depressão mais acentuada. “Quando essas pontes são rompidas, a pele tende a recuperar o relevo plano”, diz a dermatologista Dóris Hesxel, uma das pioneiras no Brasil a executar a técnica. A microcirurgia deve ser feita sob anestesia local e os hematomas que costumam aparecer após o procedimento desaparecem em até uma semana.

Preenchimento: com ácido hialurônico, a mesma substância usada para aumentar o volume dos lábios, dá para “rechear” as depressões mais profundas da celulite. O preenchimento é temporário – dura de três a seis meses – e pode complementar o tratamento acima: se mesmo com a subcisão sobrarem furinhos, o médico lança mão do preenchimento, já que é bem menos invasivo (só demanda uma picada).

Lembre que todo tratamento depende, não só da melhor tecnologia, mas de uma boa alimentação e atividade física!! 

Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
30663033/ 93814580

XÔ CELULITE!!!

O que é celulite e como é causada?

A celulite (ou fribro edema gelóide) é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto também de alterações na micro circulação e consequentemente do tecido fibroso, causando a ondulação ou a famosa casca de laranja nas regiões como as das coxas, glúteos, abdómen, nuca e braços.




A celulite pode surgir devido a:

  • Alimentação desequilibrada
  • Factores hormonais
  • Hereditariedade
  • Má circulação do sangue
  • Vida sedentária



Celulite de grau 1 
Como é: ela só aparece quando você pressiona a pele.
Surgem gominhos que lembram a casca de laranja.
Por que surge: alimentação gordurosa e com pouco líquido, sedentarismo e tendência genética favorecem esse tipo de celulite.
Como tratar: as alterações na dieta costumam surtir efeitos notáveis neste tipo de celulite.
Evite bebidas gasosas (não só refrigerantes, mas água com gás também). Sal demais também é prejudicial, porque aumenta a retenção de líquidos e prejudica a circulação do sangue.
Cremes à base de centelha asiática, cafeína também fazem diferença, assim como as sessões de drenagem linfática.



Celulite de grau 2 
Como é: a aparência de casca de laranja é suave, mas salta aos olhos sem que haja necessidade de pressionar a pele.
Por que surge: alimentação gordurosa e com pouco líquido, sedentarismo e tendência genética favorecem esse tipo de celulite
Como tratar: além das mudanças na dieta, sessões de carboxiterapia, manthus, radiofrequência e drenagem  linfática, iniciar uma atividade física e deixar o sedentarismo de lado são os melhores antídotos contra este tipo de celulite.
Você precisa de, pelo menos, dez sessões e já nota os resultados a partir da quinta aplicação.



Celulite de grau 3
Como é: normalmente, as celulites de grau 3 provocam o famoso efeito casca de laranja e causam a sensação de peso nas pernas, além de atingir o bumbum. Surgem, principalmente, nas pessoas que sofrem com o sobrepeso.
Por que surge: o principal causador é o excesso de peso, agravado pelo sedentarismo.
Como tratar: só os tratamentos estéticos não fazem efeito nestes casos, que exigem também uma dieta rigorosa para controle do peso, além d exercícios físicos regulares.

Celulite de grau 4 
Como é: trata-se da mais grave de todas as celulites, provocando disformidade no contorno do corpo e está diretamente associada aos casos de obesidade.
Por que surge: a obesidade é o principal agente causador.
Como tratar: você precisa aliar todos os métodos, incluindo dieta balanceada, exercícios físicos e massagens. Reduzindo o peso, os tratamentos começam a dar resultado mais rapidamente.






1. DICA DE AUTO-MASSAGEM:


Toda mulher vive em busca de um método certeiro para se livrar da celulite. É o caso desta nova massagem batizada de dermoativadora. Além de movimentos da drenagem e da modeladora, um massageador especial e um creme poderoso turbinam a técnica e alisam coxas e bumbum. Sigam os passos abaixo:



2. DICA DE CREMES:

A cafeína consagrou-se como um ativo eficiente nos cosméticos que têm o objetivo de romper as células de gordura. É por isso que todos os lançamentos da nossa seleção contêm essa substância - combinada a outros ingredientes para reduzir a gordura, estimular a drenagem linfática e melhorar a textura da pele. Confira! ( Meus preferidos: Reduxcel Plus, Adcos e Aquadestock, Vichy)



Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
3066-3033/ 93814580

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aliados à massagem, os cremes podem ajudar, e muito, na hora de combater a celulite!

Potencialize seu tratamento em consultório na sua casa!

 

Truques para potencializar a ação do creme:

• Esfolie o corpo pelo menos uma vez por semana. Ao remover as células mortas da camada mais superficial da pele, o creme anticelulite penetra com maior facilidade.

• Passe o cosmético logo após o banho. Quando o corpo está aquecido, a circulação fica ativada, o que também facilita a penetração dele.

• Use o creme anticelulite de manhã e à noite. Você malha na hora do almoço? Não tenha preguiça: aproveite a chance e aplique o produto de novo depois do exercício, totalizando três vezes no dia.

• Espalhe o produto com cuidado: muita força na hora do esfrega-esfrega pode piorar a flacidez.

• Está com muita pressa? Pelo menos, espalhe o seu creme sempre de baixo para cima. Só isso já ajuda a diminuir a retenção líquida.

• Não desista antes do tubo acabar. Segundo um estudo feito na França e na Itália, uma em cada duas mulheres abandonam o creme anticelulite antes do fim do tratamento. Quatro semanas é o intervalo recomendado pelos especialistas – apesar do apelo de resultado em menos tempo de algumas marcas.

• Beba muita água, fique firme com o cardápio equilibrado e não fuja da academia. Não tem jeito: o tratamento da celulite é multidisciplinar. Mas vale ou não vale fazer de tudo para se ver livre dela?

Então não perca mais tempo e inicie seu tratamento!! E consulte sua Fisioterapeuta, assim ela pode indicar o melhor creme para você!!

Marcia Coelho
Fisioterapia Estética
30663033/93814580

Dicas Preciosas para as Temidas Gordurinhas



A gordura que se acumula na barriga, culotes e flancos é o drama de qualquer mulher. Temos tendência a acumular gorduras nessa região, e sofremos para perder essas gordurinhas. Adote novos hábi-tos, e siga estas dicas, que você verá diferença imediata, e poderá sonhar com uma barriga sequinha:

■Baixe o percentual de gordura do seu corpo, fazendo atividades físicas e cuidando da alimentação.
■Faça exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas, natação, ciclismo, dança. Eles usam o oxigênio e aceleram a queima de gorduras.
■Não tome líquidos durante as refeições, pois eles causam o aumento do volume do estômago, e acabando deixando-o dilatado. Assim, você acabará ingerindo cada vez mais comida e terá uma barriga inchada.
■Faça exercícios anaeróbicos como musculação e ginástica localizada para modelar a barriga e o corpo como um todo. Eles não queimam muito a gordura, mas aliados aos aeróbicos deixam o corpo mais definido e firme.
■Cuide para que seu intestino funcione bem. Prisão de ventre causa barriga. Então, ingira muitas fibras, água, legumes, frutas e grãos.
■Beba bastante água durante o dia. Ela facilita a digestão e mantém uma sensação de saciedade, que evita que você coma demais e fique com barriga.
■Evite alimentos que produzam gases, como feijão, leite, queijos e refrigerantes. Eles deixam a barriga inchada.
■Mantenha a coluna reta e uma postura bonita. Assim, você não fica corcunda e barriguda. Uma postura reta deixa a barriga mais esticada e lisa. Experimente na frente do espelho!

Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
9381-4580