segunda-feira, 23 de abril de 2012

Importância da Avaliação Dermato-Funcional

A Fisioterapia é atividade da área de saúde, habilitada à construção do diagnóstico e tratamento dos distúrbios cinéticos e funcionais. Atua sobre os diversos sistemas corporais, inclusive nos transtornos estéticos e disfunções da pele e seus anexos. A esta especialidade da fisioterapia, denomina-se Dermato-Funcional. Surgida em 2001 e diferenciando os fisioterapeutas dos demais profissionais que cuidam da estética, justamente pelo enfoque de uma AVALIAÇÃO voltada a estabelecer relação entre o transtorno estético e os desequilíbrios musculoesqueleticos, permitindo um tratamento global do indivíduo.

Como este Profissional trabalha?

O Fisioterapeuta Dermato-Funcional dispõe de uma imensa gama de recursos cinesiologicos, fototermoeletroterapeuticos e cosméticos, que podem ser usados conjuntamente ou de maneira isolada. A escolha de qual recurso utilizar em cada caso será determinada a partir da avaliação, procedimento este de vital importância para o sucesso de todo o trabalho a ser desenvolvido. Através da avaliação podemos obter, com a precisão adequada, todas as informações necessárias para uma boa prescrição, direcionamento e orientação dos tratamentos.

Como deve ser uma Avaliação?

O processo de avaliação deve ser o mais completo possível, ocasião em que o profissional Fisioterapeuta irá colher os dados pessoais do paciente, sua história, queixas e disfunções, tratamento e condutas terapeuticas previas, estado de humor e motivação, hábitos de vida (fumo, álcool, pratica de exercícios, atividades laborais), fototipo e aspecto da pele, biótipo corpóreo, simetria corporal, presença de manchas, fotoenvelhecimento, cicatrizes, mobilidade tecidual, estado da circulação, além da análise dos seguintes aspectos: hidratação, oleosidade, acne, aspereza, pilosidade, irregularidades, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário