segunda-feira, 23 de julho de 2012

PARECER TÉCNICO DO COFFITO SOBRE PRÁTICAS DA DERMATO FUNCIONAL


PARECER TÉCNICO DO COFFITO SOBRE PRÁTICAS DA DERMATO FUNCIONAL


De acordo com a Resolução COFFITO 8, artigo III, são recursos terapêuticos a ação isolada ou concomitante de agente termoterapêutico, crioterapêutico, hidroterapêutico, aeroterapêutico, fototerapêutico, eletroterapêutico, sonidoterapêutico, massoterapêutico, mecanoterapêutico, cinesioterapêutico motor e cardiorespiratório e utilização de órteses e próteses.

O tratamento fisioterapêutico Dermato Funcional, assim como todos os outros tratamentos pode oferecer diferentes graus de risco à saúde da população. 

  
Para a ANVISA risco é a probabilidade de um efeito adverso à saúde causado por um perigo ou perigos existentes, sendo o perigo o componente que tem potencial de oferecer risco. Sendo assim, a segurança do paciente/cliente consiste em reduzir o risco de danos desnecessário-evitáveis relacionados aos cuidados de saúde a um mínimo aceitável.
  
O Bioethics Thesaurus caracteriza risco como sendo a probabilidade de ocorrência de um evento desfavorável. Define risco em saúde como o perigo potencial de ocorrer uma reação adversa à saúde. Engloba uma variedade de probabilidades incluindo aquelas baseadas em dados estatísticos ou em julgamentos subjetivos.
  
A Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde define risco como a possibilidade de danos à dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano, em qualquer fase de uma pesquisa e dela decorrente.
Por segurança da população assistida os serviços de fisioterapia devem ser capazes de ofertar serviços dentro dos padrões de qualidade exigidos, atendendo aos requisitos da legislação e regulamentos vigentes.

De acordo com a Resolução COFFITO 8, artigo III, são recursos terapêuticos a ação isolada ou concomitante de agente termoterapêutico, crioterapêutico, hidroterapêutico, aeroterapêutico, fototerapêutico, eletroterapêutico, sonidoterapêutico, massoterapêutico, mecanoterapêutico, cinesioterapêutico motor e cardiorespiratório e utilização de órteses e próteses.

Este parecer trata dos seguintes procedimentos utilizados pela Fisioterapia Dermatofuncional: LASER, Luz Intensa Pulsada, Radiofrequência, Carboxiterapia e Peelings, tomando por base documento produzido pelo GT de Fisioterapia Dermatofuncional do COFFITO (2011).

LASER:
Conclui-se que a utilização dos Lasers classificados como cirúrgicos ou de alta potência (Power-Laser) não são recomendados para o uso do fisioterapeuta. Os demais tipos de lasers de baixa e média potência não ablativos utilizados para epilação, discromias, envelhecimento cutâneo, flacidez tegumentar, lesões vasculares estão entre os recursos fototerápicos mencionados na Resolução COFFITO 8, portanto, entende-se que a utilização dos Lasers não ablativos é considerado como de uso próprio do fisioterapeuta.

LUZ INTENSA PULSADA:
Conclui-se que a luz intensa pulsada é considerada uma fonte de luz não laser, gerada por lâmpadas, resultando na emissão de calor e radiação luminosa, sendo, portanto, classificada como um recurso fototermoterapeutico próprio do fisioterapeuta.

RADIOFREQUÊNCIA:
Conclui-se que o princípio de funcionamento da radiofrequência se enquadra dentro dos recursos físicos de tratamento, especificamente a termoterapia. Os efeitos adversos podem ser bem controlados e na sua maioria são passageiros. Os riscos de lesões por queimadura podem ser evitados e ou minimizados com a aquisição de habilidades e competências específicas de avaliação, indicação e de execução da técnica de aplicação bem como a eficiência de resultado.

PEELING QUÍMICO:
Dividem-se os peelings químicos em:
- Muito superficial, que atinge as camadas córnea e granulosa;
- Superficial, atinge a epiderme;
- Médio atinge a derme papilar;
- Profundo que atinge a derme reticular
Conclui-se que o fisioterapeuta não deve aplicar procedimentos de peeling cuja profundidade ultrapasse o limite da epiderme.

CARBOXITERAPIA:
A carboxiterapia por sua complexidade é admitida pelo COFFITO como técnica de risco, factível de desenvolver efeitos adversos.
Como se trata de procedimento de risco é recomendável ao fisioterapeuta ser especialista profissional em fisioterapia Dermato Funcional.


Fonte: COFFITO


Márcia Coelho
Fisioterapia Dermatofuncional
51 9381-4580



sexta-feira, 20 de julho de 2012

FISIOTERAPIA NA CELULITE???


Sim!!! A Fisioterapia trata sua Celulite e demais distúrbios estéticos!
Entenda como isso funciona.


Celulite
O fibro edema gelóide, mais conhecido como "celulite", é um fantasma na vida da mulher e, talvez, uma das disfunções estéticas que mais causam desconforto nas pacientes que procuram ajuda profissional em clínicas e consultórios especializados.


Nove entre dez mulheres sofrem com o problema, seja na forma mais suave ou no estágio avançado, onde as depressões e saliências estão acentuadas. 



Geralmente aparecem na puberdade, tanto na jovem magra, alta, quanto na gorda e baixa. 

Além de ser desagradável aos olhos, do ponto de vista estético, ela também acarreta dores nas zonas acometidas e diminuição das atividades funcionais. 





ESTÁGIOS
A celulite pode ser dividida em três estágios: 

Grau I ou brando: Ainda não é visível. Notada somente pela compressão do tecido entre os dedos ou contração voluntária. Não há alteração de sensibilidade à dor, sendo sempre curável. 



Grau II ou moderado: As depressões são visíveis mesmo sem a compressão dos tecidos, com a luz incidindo lateralmente, as margens são especialmente fáceis de serem delimitadas. Já existe alteração de sensibilidade, sendo freqüentemente curável. 



Grau III ou grave: O acometimento já é percebido com o indivíduo em qualquer posição: em pé ou deitada. A pele fica enrugada e flácida. Aparência cheia de relevos, a sensibilidade à dor aumentada e fibras do tecido conjuntivo quase totalmente danificadas, gerando as aderências cicatriciais. Este estágio é considerado grave e incurável, ainda que passível de melhora.

O PAPEL DA FISIOTERAPIA

Existem diversas abordagens terapêuticas como forma de tratamento desse distúrbio, sendo estas de grande valia na obtenção de bons resultados, principalmente quando há associação entre duas ou mais técnicas. 


A fisioterapia vem ampliando cada vez mais suas áreas de atuação, visando sempre o equilíbrio entre saúde física e qualidade de vida. A fisioterapia dermato-funcional é uma área recente que busca fornecer embasamento científico aos tratamentos estéticos que eram tidos como empíricos. 

Os tratamentos fisioterapêuticos têm a capacidade de auxiliar a mulher em diferentes estágios da sua vida, evitando o mal-estar e prevenindo complicações decorrentes de mudanças hormonais. 

Existindo a colaboração da paciente em adotar uma dieta equilibrada, acompanhada de exercícios físicos regulares, há um aumento dos benefícios do tratamento proposto, e principalmente a manutenção de um corpo mais saudável e belo, melhorando sua qualidade de vida e mantendo a auto-estima elevada.


COMO TRATAR? 
O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG e cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas e mais: com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia, patologia. 
Esse conhecimento proporciona uma abordagem direcionada à forma mais eficaz de tratamento para cada paciente, potencializando e assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde. 

Alguns dos tratamentos mais utilizados atualmente são:



Corrente Galvânica 
A iontoforese consiste em fazer penetrar no organismo substâncias farmacológicas ionizáveis através do revestimento cutâneo por meio de uma corrente elétrica unidirecional que possui propriedades polares iontoforéticas.

Segundo Parienti (2001), os primeiros resultados são notáveis em geral por volta da 6ª ou 7ª sessão de ionização. A duração é em média da sessão é cerca de 20 minutos. O número recomendado de sessões é de 20, podendo-se realizar novas sessões após um descanso de 1 mês.
 

Eletrolipoforese
Os efeitos fisiológicos proporcionados pela eletrolipoforese são: efeito térmico (aquecimento local); efeito eletrolítico (atua no metabolismo da gordura, acelerando a quebra); efeito de estímulo circulatório (decongestiona a microcirculação local); efeito neuro-hormonal (com a liberação de adrenalina e histamina local), todos estes favorecendo a "quebra das células de gordura"







Correntes Excitomotoras
A estimulação elétrica neuromuscular (NMES) é um importante coadjuvante no tratamento do fibro edema gelóide. Esta modalidade terapêutica tem por objetivo propiciar o fortalecimento e/ou hipertrofia muscular, bem como o aumento da circulação sanguínea e linfática, melhorando assim o trofismo dos tecidos.
Acredita-se que trabalhando-se com correntes de baixa freqüência poderemos ter uma boa contração muscular, em sessões com duração de 15-20 minutos, realizadas 2-3 vezes por semana. O número de sessões mais indicado está entre 15 e 30. Os resultados esperados e obtidos a partir de 10 sessões são: tonificação seletiva dos músculos, redução dos depósitos de gordura, aumento da circulação e aceleração do metabolismo. 



Endermologia

É uma técnica de tratamento que engloba equipamentos específicos, baseados na aspiração (sucção), acrescidos de uma mobilização profunda da pele e tela subcutânea, permitindo um incremento na circulação sanguínea e superficial. 
As funções do tratamento com a endermologia no fibro edema gelóide consistem em melhorar a maleabilidade do tecido, com ação inclusive nas etapas mais avançadas do distúrbio, suavizando o aspecto acolchoado da pele.



 A endermologia visa, através de ação puramente mecânica, reverter o processo patológico do fibro edema gelóide, estimulando a dissolução dos nódulos e liberando as aderências teciduais, bem como favorecendo na diminuição dos transtornos circulatórios. 

Estudos comprovaram que a massagem mecânica não-invasiva melhora a aparência da celulite e altera a distribuição da gordura subcutânea, por tracionar verticalmente os tecidos. 

Mostrou-se eficaz no tratamento da celulite um protocolo realizando endermologia 3 vezes por semana, 30 minutos por 20 sessões. Ele conseguiu diminuir e atenuar a sua presença, aumentando a auto-estima da paciente e proporcionando uma melhor aparência local.



Drenagem Linfática 

A drenagem linfática é de grande importância no tratamento do fibro edema gelóide, diante do quadro de estase sanguínea e linfática. Essa técnica consiste em captar o líquido excedente que originou o inchaço e evacuá-lo em direção aos vasos do sistema linfático, mantendo, dessa forma, o equilíbrio de líquidos presentes no organismo. 



A técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM), quando bem realizada, melhora a tonicidade dos tecidos, aumenta o transporte de metabólitos, promove alívio da dor, aumenta a circulação sanguínea e linfática, auxilia na penetração de produtos com princípios ativos específicos, e aumenta a maleabilidade tecidual. Não se recomenda que a DLM seja a única forma de tratamento, uma vez que a celulite apresenta muitas causas.



Ultra-som

O uso do ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide está vinculado à sua capacidade de fonoforese, ou seja, penetração de ativos através da onda ultrassônica, além de promover formação de nova vascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento das fibras de colágeno e melhora das propriedades mecânicas do tecido (maior resistência, melhor aparência, liberação de aderências de fibrose da celulite grau III).


CONSIDERAÇÕES FINAIS



Atualmente, para alcançar o padrão de beleza, a mulher submete-se a uma série de sacrifícios como dietas, medicamentos, exercícios exaustivos e comumente a intervenções cirúrgicas, na tentativa de aprimorar ou manter uma boa aparência estética.

O fibro edema gelóide aparece nos dias atuais como sendo a principal queixa e preocupação das mulheres, quando questionadas sobre disfunções estéticas. Além de ser um incômodo aos olhos, comprometendo a auto-imagem e a auto-estima, causa também acometimentos físicos graves, tais como a dor e alterações de sensibilidade, da mesma forma prejudicial aos aspectos psíquicos, causando transtornos na saúde da mulher.

A fisioterapia dermato-funcional é uma área que vem de encontro com as necessidades de tratamentos não-invasivos nos dias de hoje, atuando de forma menos agressiva e exaustiva as pacientes. 




Autor: Lílian Zanchetta Castelli
Formação: Fisioterapeuta Dermato-Funcional graduada pela USP.

Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
51 9381-4580

PEELING QUÍMICO - MANDÉLICO

O peeling mandélico é uma técnica que, através da retirada das camadas superficiais da pele, promove a renovação celular e o estímulo da produção de colágeno e de outras substâncias benéficas para a sua regeneração.Existem diversos tipos de peeling, cada um indicado para o tratamento de um tipo de problema e um tipo de pele. Os peelings químicos podem proporcionar ótimos resultados, e seguem em alta na indústria cosmética.


Um dos peelings químicos mais populares atualmente é o peeling mandélico, que age através de ácidos manipulados que atuam na pele de forma específica para promover o tratamento de cicatrizes de acne, suavização de rugas e manchas de pele.



Vantagens:
Este tipo de peeling é indicado para tratar peles oleosas por conter propriedades antibióticas, e por isso acaba auxiliando no combate à acne.

O ácido mandélico (AHA) pode ser usado durante o verão e não deixa a pele fotossensível, por isso o paciente pode receber luz solar, desde que devidamente protegido por um protetor solar adequado para seu tipo de pele.
A ausência de sensibilidade à luz faz com que muitos pacientes optem por este método, que permite mais liberdade ao paciente durante o período de recuperação.
Outras vantagens deste método é que ele possui grande capacidade de rejuvenescimento celular.
Aplicação
A aplicação do peeling mandélico não provoca vermelhidão e irritação, portanto o paciente pode voltar às suas atividades assim que terminar a sessão.
O tratamento dura menos de uma hora, e por isso pode ser realizado pelo paciente sem maiores empecilhos durante um dia de trabalho, por exemplo.

Durante o período de recuperação o paciente deve evitar passar produtos abrasivos no rosto, evitar sair ao sol sem protetor solar, evitar ficar próximo a fontes de calor. Assim a recuperação será mais bem sucedida e o resultado satisfatório.

Confira este tratamento e muito outros  em nosso consultório. Marque sua avaliação!

Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
51 9381-4580

terça-feira, 17 de julho de 2012

Hidratação, Revitalização e Peeling = 3 em 1

Sua Pele mais Bonita e Renovada!






A linha Refine da Adcos é um sistema inovador de tratamento cosmético dermoabrasivo com peeling de cristais que dispensa o uso de aparelho. 
Utiliza uma combinação exclusiva de ativos , como o extato concentrado de maçã vermelha que nutre, hidrata protege e tonifica a pele, além de Óxido de alumínio, Ácidos Sacílico e Glicólico que estimulam a renovação celular.


Peeling de cristais

Promove esfoliação segura e eficaz. Remove células mortas e pontos negros da pele, devolvendo seu viço e luminosidade.


Emulção revitalizante de Maçã VermelhaSuaviza e hidrata profundamente a pele. Contém extrato de maçã vermelha e microesfersa que, no momento da aplicação, se rompeu e liberam vitamina “E", de ação antioxidante e nutritiva.

Princípios Ativos Cristais de Óxido de alumínioDescolam as células mortas, que conferem à superfície cutânea um aspecto irregular e seu brilho. Extrato concentrado de maçã vermelha contém enzimas, sais minerais, ácidos orgânicos e vitaminas, com ação antioxidante, remineralizante, queratolitica suave e nutritiva.

Benefícios
-Remove as células mortas-Suaviza as rugas finas e uniformiza o clareamento da pele-Melhora a elasticidade e o tônus cutâneo -Reduz os poros dilatados e as cicatrizes de acne-Promove efeito lifting-Indicado para todos os tipos de pele e época do ano 


Marque sua avaliação!!


Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
51 9381-4580

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Máscaras Hidratantes



Confira algumas das Máscaras faciais mais cobiçadas!!

Máscara de Ouro

Na luta para reduzir os efeitos do tempo, principalmente do rosto, pescoço e colo, uma das novidades entre os tratamentos é a máscara de ouro, indicada para peles mais maduras, a
partir do 30 anos, para clarear manchas, atenuar rugas, linhas de expressão e ainda nutrir pele.
O ouro é um importante elemento porque tem virtudes energizantes.

Graças aos seus benefícios, a pele se revitaliza e permanece “imunizada” contra os efeitos do tempo. Dessa forma, ele é eficaz na regeneração celular e na proteção contra os radicais livres.

A utilização do ouro faz parte dos princípios da Oligoterapia ou Terapia Ortomolecular, 

O tratamento é aplicado no rosto, colo e pescoço.

INDICAÇÃOclarear manchas, atenuar rugas, linhas de expressão e ainda nutrir a pele. 

Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
51 9381-4580





Passo a Passo do Inverno!

O inverno é a melhor época para quem deseja se submeter a tratamentos faciais que promovam a renovação celular. Isso porque a pouca exposição solar garante o aumento da eficácia do procedimento.




Siga o passos!


Passo 1- Quando foi sua última limpeza profunda de pele? Se foi há mais de seis meses, com certeza é hora de fazer outra, independente do seu tipo de pele. 

A limpeza irá desobstruir os poros com comedões (cravos) e oferecer a sua pele o que ela precisa naquele momento, hidratar as desvitalizadas e regular a produção de sebo das oleosas e acneicas. Além de deixá-la preparada para qualquer tratamento facial.


Passo 2- Procurar um profissional especializado que faça uma avaliação da sua pele, indicando o que será importante pra você e seu tipo de pele.

Passo 3- Manter os cuidados em casa.  Todos os dias com, a limpeza com sabonete específico, tonificação e protetor solar. (Este tópico é indispensável.)


Passo 4- Aqui você vai encontrar opções de tratamento que devem ser realizados somente por um profissional dermato-funcional ou médico dermatologista.



Sugestões de tratamentos!

Peeling Diamantado: Causa esfoliação da pele de forma leve ou mais intensa de acordo com a pressão exercida e da micragem da ponteira de diamante.Indicado: Peles opacas e sem “viço”, redução de poros dilatados, rugas finas e pequenas manchas, cicatrizes de acne, renovação celular. Para qualquer tipo de pele e com intervalos de 15 em 15 dias. 



Peeling QuímicoPara cada objetivo é utilizado um ácido com a finalidade de descamação ou renovação, despigmentar ou tratar a acne.  Os mais utilizados hoje são com ácido glicólico, mandélico e retinóico, com porcentagens específicas e intervalos de tempo de pessoa pra pessoa ou caso pra caso. Causam inflamação da derme ou epiderme e se bem realizados trazem resultados surpreendentes. 

São divididos em: Peeling Superficial, Peeling Médio e Peeling Profundo (este último feito somente por médicos). Devem ser feitos por pessoas disciplinadas que irão seguir todos os passos para um bom resultado final. Protetor solar neste momento vira melhor amigo.


Radiofrequência: eficaz na flacidez da face, rugas em formação, rejuvenescimento. Com o aquecimento que é produzido ao deslizar a manopla sobre a pele, estimula-se reorganização das fibras de colágeno, causando uma vasodilatação local que desaparece em poucos minutos após o procedimento. As mais utilizadas hoje são o Spectra, o Accent e o Reaction que além da radiofrequência traz na sua manopla a endermo (vácuo).  Vale a pena!

Máscaras : Podem ser hidratantes, rejuvenescedoras, secativas. Cada tipo de pele exige uma, existem as mais potentes que são profissionais e as que podem ser feitas em casa. Ideal após os procedimentos faciais para intensificar o resultado. É importante deixá-las agir por pelo menos 20minutos.





Drenagem Linfática: Realizada com manobras específicas é indicada para todos os tipos de pele, elimina toxinas, alivia edema pós cirúrgico na face ou edemas pós extração, peeling... relaxa os pontos de tensão da fece, auxilia no tratamento de acne.

PRONTO! SEGUINDO QUALQUER UM DOS PROCEDIMENTOS, VOCÊ JÁ VAI SE SINTER MARAVILHOSA, VOCÊ MERECE!


O consultório oferece todos os tratamentos acima entre outros que serão indicados de acordo com sua pele, venha fazer uma avaliação!



Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
51-9381-4580


terça-feira, 10 de julho de 2012

Atividade física ajuda a retardar o surgimento de varizes e vasinhos


É importante se movimentar e não ficar na mesma posição por muito tempo.


O principal fator determinante para o surgimento desse problema é a pré-disposição genética.
Em algum momento da vida, eles podem ou até devem aparecer, mas a boa notícia é que esse surgimento pode ser retardado com bons hábitos de vida.

Os vasinhos são capilares da pele que se dilatam inexplicavelmente, de cor avermelhada ou arroxeada, que podem aparecer em diferentes locais do corpo, como rosto, colo, seios, abdômen, costas, pernas e pés. Já as varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas, de cor roxo-azulada ou esverdeada, que surgem ao longo das pernas e dos pés e podem causar dor e inchaço.


Vasinhos podem ou não estar relacionados com as varizes. Quando isso acontece, são as veias que os alimentam. Um indício de que isso pode estar ocorrendo é quando a pessoa seca o vasinho, mas sempre aparecem outros na mesma região.
Existem algumas técnicas que evidenciam essa possível relação. Pode-se usar a descompressão da região (o médico aperta e solta a pele), visualização direta e aparelhos que enxergam essas veias. Os vasinhos não causam nenhum dano à saúde, a não ser estético. Já as varizes, quando progridem muito, podem provocar úlceras na perna (atrofia a pele da perna), feridas enormes e provocar trombose.
Ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado pode acelerar o aparecimento de varizes e vasinhos porque uma maior quantidade de sangue desce para as pernas e as veias trabalham contra a força da gravidade. Esse esforço faz com que a parede das veias se dilate, fiquem “frouxas” e acumulem sangue.
Uma musculatura forte e que está em constante movimento de contração ajuda no retorno venoso, por isso é importante fazer atividade física e não ficar na mesma posição por muito tempo. No caso das varizes, o uso de anticoncepcionais também pode ser um fator determinante.
Vasinhos e varizes são mais comuns em mulheres: aproximadamente 15% delas têm ou vão ter ao longo da vida em algum grau. Mas também acometem homens. Estudos mostram que para cada 4 mulheres com o problema, há um homem.
Como eliminar os vasinhos
A injeção de produtos que irritam os vasos (glicose, espumas, etc.) faz os vasinhos secarem, mas pode ser usado também um laser que promove uma irritação térmica (cauteriza). O tratamento é feito em sessões.
Antigamente os pacientes faziam de 10 a 20 sessões. Hoje, com o auxílio de novos sedativos de pouco efeito colateral, a pessoa consegue terminar o tratamento em até três sessões. A única restrição é não tomar sol por 30 dias por causa dos hematomas que as aplicações provocam.

Como eliminar as varizes

Depende do tamanho. Pode-se usar a cauterização com cateter de radiofreqüência, laser ou a cirurgia de retirada da veia. As veias que mais causam problemas são as safenas (temos duas em cada perna), mas as varizes podem ocorrer em outras veias superficiais.
Entenda a circulação
O sangue desce pelas artérias e sobe pelas veias. Quando estamos deitados, esse trabalho é feito sem nenhum esforço. Quando estamos sentados ou em pé parados, o sangue sobe com mais dificuldade porque está trabalhando contra a gravidade. Quando estamos em movimento, contraindo os músculos da perna, a contração ajuda a empurrar o sangue para cima de volta. Atividade física ajuda no bombeamento sanguíneo de todo o nosso corpo.

A panturrilha é o coração da perna. É preciso mobilizar, fortalecer e alongar os músculos dessa região para ajudar o retorno venoso. A contração do músculo posterior da panturrilha ajuda a empurrar o sangue pra cima sem forçar muito as veias que fazem o trabalho de devolver o sangue ao coração.
Os exercícios são ótimos para retardar o aparecimento de vasinhos e varizes para quem tem pré-disposição a esse problema. Servem para pessoas que trabalham muito tempo sentadas, em pé ou dona de casa que passa muito tempo em pé passando roupa ou lavando louça.
Exercícios
Para quem está sentado e não pode levantar, a dica é ficar na ponta dos pés e abaixar o calcanhar por cinco vezes. Na mesma posição, a pessoa pode alongar o músculo com a ponta do pé para cima por 10 segundos. Tirar o pé do chão e fazer movimentos circulares de tornozelo também pode ajudar. O ideal é fazer esses movimentos a cada duas horas, pelo menos.

Para quem fica muito tempo em pé ou pode levantar durante as atividades do dia, o indicado é marchar na ponta dos pés (10 vezes cada perna) e subir e descer na ponta dos pés. Levantar para ir até o café, subir e descer escadas, caminhar um pouco também ajuda.
- www.g1.globo.com
Gostei muito destas reportagens e compartilhei com vocês!!! Mas não esqueça de consultar seu médico!!
Márcia Coelho








quarta-feira, 4 de julho de 2012

Trabalhar na mesma posição o dia inteiro prejudica a circulação


Ficar parado ou sentado durante muito tempo pode prejudicar a circulação. Apesar de não ter a ver com o sangue, mas com a compressão dos nervos, cruzar as penas ou ficar numa posição ruim também pode causar formigamento.





A repórter Marina Araújo foi a um escritório em São Paulo para conferir a postura dos funcionários que trabalham sentados o dia inteiro. Nem todos tomam os cuidados básicos para melhorar a circulação.

Cruzar as pernas, sentar-se sobre elas, ficar de pé ou sentado não tem nenhum problema, desde que não seja por muito tempo. O importante é trocar de posição várias vezes ao longo do dia.

Para quem trabalha sentado durante horas, o recomendado é levantar e caminhar um pouco a cada meia hora. O mesmo serve para quem fica muito tempo de pé: é preciso sentar-se um pouco a cada 30 minutos.

Também é importante evitar o sobrepeso e roupas muito apertadas – isso inclui as meias (dê preferência às elásticas). Os cuidados incluem ainda a hora do sono: a melhor posição para dormir é deitado na cama. Em viagens longas de ônibus ou avião, levante-se e ande no corredor.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a sensação de formigamento não tem nenhuma relação com o sistema circulatório. Ela ocorre quando o nervo é prensado e não consegue enviar para o cérebro as sensações do corpo.

- www.g1.com.br

Márcia Coelho
Fisioterapia Estética
93814580